quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Buquê e grinalda



Buquê
O buquê teria surgido na Grécia como uma espécie de amuleto contra o mau-olhado e, na sua confecção, era utilizado o alho. Confeccione dois buquês: o primeiro, abençoado pelo sacerdote deverá ser guardado. O segundo, será lançado em direção às mulheres solteiras. Aquela que conseguir pega-lo, terá a sorte de ser a próxima a casar. Grinalda
A grinalda faz com que a noiva se pareça com uma rainha, diferenciando-a dos convidados. Quanto maior a grinalda, maior é o símbolo de status e riqueza. Véu
Hijab (véu), quer dizer, em árabe, "o que separa duas coisas". O véu da noiva significa separar-se da vida de solteira, para entrar em uma nova vida; a de esposa. Peça azul
Outra tradição comum é a noiva usar uma peça azul para "cortar a inveja" das moças solteiras. Recomenda-se também "usar o véu, uma jóia e até mesmo o vestido" de uma esposa que foi bem-sucedida em seu casamento (avó, mãe etc).

A tradição do buquê é um símbolo da vida, pois está ligada à fertilidade (já que as flores são os órgãos reprodutivos das plantas).

Para os antigos gregos e romanos, o buquê era feito com uma mistura de alho, ervas e grãos. Esperava-se que o alho afastasse maus espíritos e as ervas ou grãos garantiam uma união frutífera. Os antigos romanos costumavam atirar flores no trajeto da noiva, pois acreditavam que as pétalas fariam a noiva ter sorte e dar carinho ao marido.

Na Europa, durante a Idade Média, os arranjos começaram a tornar-se mais sofisticados, devido à chegada de flores exóticas.

Na época Vitoriana, era impróprio declarar abertamente seus sentimentos, criou-se então a “Linguagem das Flores” para demonstrar suas intenções sem falar uma palavra sequer. Os buquês passaram a ser escolhidos por causa do significado das flores.

Flor Simbologia
Amarílis Orgulho
Anêmona Abandonado
Camélia Beleza perfeita
Cravo Ai, meu pobre coração!
Crisântemo Estou apaixonado
Centáurea Sensibilidade
Margarida Inocência
Miosótis Amor verdadeiro
Dedaleira Falsidade
Gerânio Tristeza
Madressilva Meiguice
Jacinto Mágoa
Íris Mensagem
Jasmim Graça e elegância
Alfazema Desconfiança
Lírio Pureza
Tagetes Luto
Narciso Vaidade
Capuchinha Patriotismo
Orquídea Uma bela mulher
Amor-perfeito Pensamentos
Peônia Vergonha e timidez
Flox Harmonia
Prímula Juventude
Rosa Amor
Girassol Altivez
Tulipa Declaração de amor
Violeta Modéstia
Ninféia Pureza de coração

Nenhum comentário:

Postar um comentário