segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Tango... viaje al sentimiento

Sábado, meu marido me levou a uma apresentação maravilhosa de tango... adoramos... foi espetacular...

Estávamos precisando mesmo de alguma coisa diferente... alguma coisa bem romântica e foi muito bem compartilhar isso com meu amor ao meu lado.

Mozão te quiero mucho.

`Viaje al Sentimiento` traz música, canto e dança ao Memorial em um autêntico show de tango argentino nos dias 23 e 24 de outubro

A Fundação Memorial da América Latina apresenta o show internacional “Tango... Viaje al Sentimiento”, com a participação de artistas vindos diretamente da noite portenha. O autêntico tango argentino é a essência deste espetáculo, nas suas três manifestações: música, dança e canto. É a segunda vez que ele é montado no Memorial, sempre com o apoio da Embaixada da Argentina no Brasil. No ano passado, “Viaje al Sentimiento” foi distinguido com o prêmio “Integração Artística e Cultural”, oferecido pela Câmara de Comércio Argentino Brasileira de São Paulo. A direção geral é de Ruben Ali.

No palco, uma orquestra composta por virtuoses de Buenos Aires, oito dançarinos e dois cantores. Um dos cantores é Abel Córdoba, nome conhecidíssimo na Argentina onde, durante 30 anos, foi a Voz à frente da famosa Orquestra de Tango de Osvaldo Pugliese. Com ela, excursionou por diferentes palcos do Mundo, como Japão, França, Holanda, Bélgica, Finlândia, Espanha, Portugal, Estados Unidos, China e Brasil, alem, é claro, de inúmeras apresentações nos espetáculos portenhos e no Teatro Colón de Buenos Aires. Abel Córdoba foi escolhido em Estocolmo como o dono da melhor versão do histórico tango “UNO” e já se apresentou para potentados como o Príncipe Rainiero e as Princesas Carolina e Estefânia, de Mônaco.

Ao lado dele, estará o cantor convidado Carlos Bergesio, cuja voz possante e aveludada emociona especialmente ao entoar boleros . Aliás, Bergesio é um importante compositor de boleros, como “Pensamiento (com Roberto Cantoral), “El Reloj ´´ e “La Barca”, entre outros.

A iniciativa pretende mostrar aos paulistanos a verdadeira expressão cultural argentina, que ganhou o mundo na primeira metade do século passado. Ficam de fora o tango “for export” e o “tango para turista”, que caracterizam certo circuito de Buenos Aires, com seus movimentos acrobáticos e sensacionalistas.

“Viaje al Sentimiento” percorre a história do tango permeada pela sensualidade de sua música e dança e pela poesia desencantada de suas letras. Os dançarinos são das mais tradicionais “Milongas” e “Casas de Shows” da capital argentina. As coreografias foram especialmente preparadas para esta turnê, que se inicia em São Paulo, de tal modo que fazem uma delicada visita a diferentes épocas da música argentina, do elegante “tango de salão” ao vanguardismo de Astor Piazzolla.

Naturalmente, não faltarão no repertório tangos fundamentais, como “Por Una Cabeza”, “Uno”, “El Dia que me Quieras”, “El Choclo”, “Volver”, “Caminito”, “Adios Nonino”, “La Canción de Buenos Aires” e “La Cumparsita”; e boleros, como “La Barca”, “Solamente Una Vez”, “Besame Mucho”, “No Se Tu” e “Somos”.

Durante o espetáculo, que tem duração de 90 minutos, será homenageado o poeta brasileiro nascido em São Paulo, Alfredo Lê Pêra, parceiro de Carlos Gardel como letrista de algumas das suas principais músicas. Lê Pêra era jornalista e poeta. Foi o roteirista dos principais filmes de Gardel. Os dois desapareceram juntos em um desastre de avião, na Colômbia, em 1935.

Nenhum comentário:

Postar um comentário